Blog do Ediney

A triste matemática da fome

Está faltando comida no mundo. Esta é a triste constatação que especialistas chegaram depois do boom de consumo no planeta. A matemática é simples e extremamente cruel: economia vai = mais dinheiro para a população que já ganhava algum = aumenta o consumo = as pessoas comem mais e melhor, principalmente carne = os mercados produtores de alimento preferem exportar mais para cobrar dos países que tem mais dinheiro = fome nos países produtores que são principalmente os que a população mais sofre.
Na Índia, o governo já limitou a exportação de arroz , produto básico que faltava no prato dos indianos. Na Europa o presidente da França quer colocar a conta no Brasil, segundo Sarkosy o Biocombustível brasileiro é um dos grandes vilões dos alimentos mundiais.
Bom, depois dessa afirmação vamos para mais uma conta: Os Estados Unidos, um dos maiores produtores de álcool a base de milho do mundo elevaram a produção de 30 milhões de toneladas ano para esse fim chegando a 90 milhões, ou seja, foram retirados do mercado 60 milhões de toneladas de milho que não alimentaram o gado, a produção de suíno, até mesmo o tradicional cereal americano subiu de preço e muito.
Nove’s fora, dois dentro, colocar a culpa no Brasil é a mesma coisa entre escolher bater em um marombado ou em um bêbado, o bêbado é o Brasil, é mais fácil bater! Sarkosy tenta desviar a atenção de sua fracassada reforma trabalhista e seus imensos protecionismos agrícolas para um país que encontrou alternativas frente ao petróleo sem diminuir a produção e exportação de alimentos.
É muito triste ver cenas como a do Haiti e de alguns países da África em que as pessoas são famintas e para conseguir o alimento são capazes de tudo. Enquanto o mundo perde tempo procurando soluções para problemas que eles mesmos criam, teremos ainda mais gente perdendo a vida e a dignidade em troca de um prato de comida!
Não perca na semana que vem…
A história de dois imbecis americanos que criaram um programa de tv para promover a intolerância contra brasileiros que segundo os irmãos (apresentadores do programa) são os culpados pelo Word Trade Center e só vieram para….
Bom, semana que vem a gente conta mais sobre isso

Compartilhe: