Depois de pouco mais de 90 dias de extrema loucura, de extremo nervosismo e claro, de extrema esperança, a campanha eleitoral chegou ao fim. Quem elegeu-se, para os demais fica para a próxima.
Trabalhar em uma campanha é uma das experiências mais interessantes que se tem conhecimento, é mais ou menos como torcer pelo seu time do coração, mas ao contrário do futebol, no caso das eleições muitos gols (votos) dependem de você.
Algo que também chama a atenção é como você passa a defender uma pessoa que até outro dia lhe era estranha. Simples assim. Deixemos de lado para esse devaneio se o candidato é pior ou melhor, não é disso que trata o post. Pensemos apenas em defender alguém que você conhece pouco, mas que tem em seu plano de governo aquilo que você considera o melhor para a cidade. Aí começa a sua parte, convencer familiares, amigos, parentes e até mesmo pessoas que estão torcendo por outro “time” a virem com você nesta empreitada.
As coisas vão acontecendo e no final há times vencedores e times derrotados, mas que no ano seguinte todos estarão querendo ou não no mesmo time (cidade). O sucesso da administração beneficia todo mundo, mas convenhamos, o lado derrotado não fica totalmente satisfeito em momento algum.
É assim também no nosso dia a dia nas empresas. Pense no seu departamento: há pessoas que trabalham com você, desempenhando as mesmas funções que você e ambos (ok, é mundo perfeito) querem o desenvolvimento e o sucesso da empresa, mas por algum motivo o eleito (promovido) foi seu colega e não você. Sou mais feio? Não tenho carisma? Deveria ter me empenhado mais? Fiz as alianças erradas?
São muitas as variáveis que devem ser levadas em conta, mas a resposta para todas elas é a mesma: seu colega foi e você ficou. Como ganhar a próxima eleição? Afinal tem aquele carinha que chegou no mês passado e já está arrancando elogios calorosos da chefia. Será que ele vai também te deixar para trás?
Para que você também tenha sucesso em sua eleição pessoal na empresa seguem algumas dicas tiradas das eleições, mas lembre-se: prometer o que não pode cumprir pode comprometer seu “futuro político”:
✓ Tenha um plano de governo;
⁃ Chefes (eleitores) gostam de pessoas que sabem onde querem chegar e como querem chegar. Saiba números, datas, planos e com que equipe espera contar para isso.
✓ Faça alianças;
⁃ As alianças servem para mostrar que você sabe trabalhar em equipe. Esteja sempre cercado dos melhores, mesmo e principalmente se eles forem até melhores que você. Aprenda, observe e sem nenhum constrangimento, imite. Sempre dê os devidos créditos. Isso aumenta sua credibilidade com o eleitorado.
✓ Faça as promessas certas para as pessoas certas.
⁃ Aqui não prego nenhum tipo de mentira, mas se você realmente quer ser promovido deve fazer por merecê-lo, então, claro, que já tem um plano de como reduzir custos, aumentar produtividade. Depende apenas de você.
✓ Fuja de respostas polêmicas;
⁃ Vamos falar a verdade, de que importa para a sua empresa se você é contra ou a favor do casamento gay, se você é contra ou a favor do aborto. Tudo pessoal e que salvo você esteja se candidatando ao cargo de bispo, pastor ou ministro de igreja vão só atrapalhar o seu dia a dia na empresa.
✓ Tenha uma boa apresentação;
⁃ Esqueça a propaganda que diz que propaganda não é nada e sede é tudo, é ao contrário. Propaganda é tudo! Vista-se bem. Cheire bem! Maquie-se bem! Tenha um bom hálito, um bom papo e sorria sempre que possível. As pessoas fogem de gente mal humorada, os eleitos são os que sorriem. O Lula de 89 era sisudo e derrotado o de 2002 brilhava, sorria e foi eleito.
E era isso gente! Diquinhas que parecem absolutamente simples mas que fazem toda a diferença em uma campanha eleitoral e com certeza farão na sua vida.