Blog do Ediney

Jornalistas e seu aprimoramento

Atualizando o blog a noite devido à viagem que estou fazendo. Estou tendo a oportunidade de conviver com alguns colegas jornalistas do sul do Brasil e em todos eles noto uma mesma dificuldade: como se colocar diante dessas novas tecnologias e tendências que nos assolam no dia-a-dia?! Todos fazem cursos, procuram aperfeiçoar-se, mas mesmo assim se sentem perdidos diante dos novos tempos. Alguns colegas com mais de 20 anos de jornalismo somente agora vêem seus trabalhos valorizados e são colocados em serviços de chefia como reportagem e editorias.
Essas e outras funções que deviam ser apresentadas como uma base do aprendizado dos bancos universitários, mas ao invés disso, somos treinados apenas para obedecer e poucas vezes para mandar.
Toda a base que temos sobre os cargos de chefia é aquela que adquirimos através da observação e da experiência acumulada. Com o aumento de novos meios de comunicação com destaque para a internet e seus novos sites, passa a ser imprescindível para o novo gestor alguns critérios básicos: o principal deles é a força de vontade de aprender, depois disso uma boa noção de recursos humanos, de gestão de pessoas, de motivação de pessoas, de atingimento de metas.
Por mais que quando nos formamos não era essa a noção que tínhamos para nossas carreiras, essa é a nova tendência que se apresenta e quem deixar de se adequar a elas, certamente entra no mais absoluto esquecimento apesar de seu comprovado talento.

Compartilhe: