Há 50% da minha vida, ou seja, 15 anos, trabalhei no Mc’Donalds, era o popular “oreia
seca”, assim como todos da minha época fazia tudo, desde limpar chão, trabalhar na chapa, atender no caixa. Lembro ainda do meu primeiro pagamento: R$ 99. Uma fortuna. Cresci “rápido” logo virei produção (o cara que só chama os lanches e embala, servicinho mole) e em seguida fui promovido a treinador (que é claro, treina os “oreia”).
Mas mais do que simples tarefas braçais o Mc’ Donalds da minha época era um aprendizado, foi lá que aprendi a receber a todos com um sorriso sincero, a ouvir o que as pessoas queriam, a prestar atenção nos sinais corporais que elas emitiam e assim estar sempre pronto para atender. Foi ali também que aprendi o trabalho em equipe, a agilidade, que todo procedimento é baseado em padrão e o padrão é baseado em pesquisa, desenvolvi-me com muitos cursos e treinamentos. Se você pensa que fiquei muito tempo lá, engana-se, apenas um ano e quatro meses, o suficiente para levar ensinamentos para sempre.
Mas o que acontece hoje em dia? Não dão mais treinamento? As pessoas trabalham com má vontade? Não existe mais o Consultor? (O Consultor era o cara temido pelos
funcionários, tal qual um fantasma ele aparecia para verificar se o padrão estava sendo rigorosamente cumprido) Continuo indo ao Mc’ e o que vejo são filas, uniformes sujos (na minha época um simples amassado no uniforme te impedia de trabalhar), atendentes mal treinados, lanches “vencidos” na estufa (no Mc’ todo lanche dura de 6 a 10 minutos na
estufa, depois disso é descartado, por isso você vê aquelas plaquinhas atrás do lanche, a plaquinha “3” indica que o lanche vencerá quando o ponteiro maior do relógio chegar no “3” e assim por diante), nenhuma sugestão de venda, lobby (salão) sujo, lixeiras transbordando. Enfim, o Mc de hoje não é mais aquele Mc que um dia trabalhei, virou uma pastelaria de esquina chique.
Alguns bons amigos também trabalharam lá e tem a mesma percepção que eu, é uma pena que algo que eu vivi e era orgulho nos currículos tenha se transformado em um poço de lembranças de algo que não volta mais.
Curiosidades do Mc (não sei se ainda é assim)
Break – Lanche dos funcionários- quanto maior o teu cargo, maior o teu lanche
Canário – Aquelas pessoas que ficam na fila anotando teu pedido
Apoio – O carinha que fica ao lado do caixa montando a sua bandeja
Máximo – A cada 30 segundos podem ser fábricados 6 big-mac
M – Quando alguém monta a sua bandeja o “m” tem que sempre estar virado para você
Z – A batata deve ser salgada em forma de “z” e batendo como se fosse um martelo
Mostarda e Catchup – quando você pede o correto é o funcionário perguntar: – quanto você quer? (normalmente se pede menos do que o funcionário daria)
Plano de chão – É o local onde o gerente de plantão escreve que funcionário ficará em qual área
All Star – É a competição entre funcionários do Mc divididos por área
Desert Center – É o local onde se vende sorvetes
Sugestão de Venda – Olá tudo bem? Um número 1 para o senhor hoje?
Sugestiva – Um sundae acompanha?
Pin – É aquele broche que o funcionário ganha
Carne de Minhoca – Não, a carne não é de minhoca