Roupa suja se leva em casa, ou melhor, na empresa

Outro dia estava lendo essa matéria e fiquei pensando:
– Em que mundo essas pessoas vivem? Elas postaram achando que não haveria nenhuma repercussão?

Daí tentei a tal da “empatia”:
– E se fosse eu no lugar delas?

Bom, se fosse eu no lugar delas não teria postado. Teria conversado internamente. Porque é assim, para algumas pessoas o home office é um inferno, para outras um inferno. Cada um pensa de um jeito.

Claro que é um saco enfrentar ônibus lotado, deslocamento e muitos outros perrengues que o trabalho presencial oferece. Sem dúvida.

Mas vamos pensar racionalmente:

– O esquema home office oferece uma boa redução de custos para a empresa, ainda assim a grande maioria está revendo esse esquema. Por quê? São idiotas que gostam de gastar mais sem necessidade?

Talvez vocês me respondam mentalmente que é apenas para manter o controle. Isso até pode fazer sentido para algumas empresas com chefes inseguros, mas se sustenta a longo prazo? Quer dizer, o controle justifica por si só todo o gasto e insatisfação enfrentados pela empresa?

Na matéria os funcionários demitidos (que deixo claro aqui, que se for só pelo que eles disseram, foi de um exagero tremendo) que postaram para desabafar.

Meu querido… desabafar a gente desabafa na mesa do bar, na alcova, no psicólogo, no chuveiro. Lá você tem um ambiente seguro. Fora isso, você está postando para “causar” mesmo, que ainda que não o faça voluntariamente.

A atitude profissional é chegar, ainda que não sinta que tenha abertura para isso, na chefia e dizer o que pensa ser o correto com relação ao home office. Apresentar argumentos que sustentem sua tese. Você terá uma resposta positiva ou negativa. Não precisa postar nenhuma das duas. O caso já está resolvido. Isso é ser profissional.

Em ambientes laborais sempre há os que gostam de você, os que te suportam e os que não gostam. Sempre há o rádio corredor. Sempre há alguém que quer o cargo que você ocupa. Não se trata de liberdade de expressão. Trata-se de profissionalismo e quebra de confiança.

O ditado antigo, roupa suja se leva em casa, segue valendo, ainda que esteja fora de moda!

Compartilhe: