Publicado Originalmente por Cássio Águiar, Linkedin
Eu sei, você não quer fracassar como social media. Então leia atentamente este post. Fazer social media não é tão fácil quanto parece. Sabemos que todo mundo acha que sabe fazer comunicação e, se tratando de mídias sociais, a situação não é diferente.
Também pudera. Com mais de 76 milhões de usuários ativos no Facebook, apenas no Brasil, qualquer um que tenha cerca de 1.000 seguidores na rede social, pensa que pode trabalhar com mídias sociais. Mas é aí que se encontra o perigo deste novo meio.
Fazer marketing social não é fácil, repito. Você precisa estudar o público-alvo, planejar, criar conteúdo de acordo com seu público, estudar horários de postagem e por fim, apenas por fim, postar. Ou seja, passamos por 4 processos antes de, definitivamente, postar. E isso, seu sobrinho não sabe, seu sobrinho não faz.
5 processos para você ter sucesso como social media
1. Estudar o público-alvo
Você deverá estudar o seu público-alvo. Saber se é composto em sua maioria de público feminino ou masculino. Saber a faixa etária, como acessa essa informação, qual horário que mais acessa, etc. Essas informações são facilmente coletadas no Facebook Insights. Se você está criando uma página nova no Facebook, acalme-se. Primeiramente avise seu cliente que você não faz milagres e então, tire o primeiro mês para estudar esta mídia e como seus clientes se comportam nela.
2. Planejar
Planeje suas ações. Pode parecer bobagem, mas não faça 30 postagens por dia. Depois de estudar seu público-alvo, você terá condições de elencar quais assuntos são melhor recebidos pelo seu público e em quais horários eles mais acessam a internet. Com isso você poderá fazer um calendário de postagens elencando dias específicos para determinadas ações, bem como, horários em que as postagens irão ficar disponíveis.
3. Criar conteúdo de acordo com o público-alvo
Seu público alvo está seguindo seu perfil social, pois se interessa por um assunto específico. Se este assunto for, por exemplo, esporte, dê a ele atualizações sobre esporte. Faça a página estar de acordo com sua temática. Comemore datas específicas, como o dia do desafio, neste caso. Seja coerente, apenas comemore datas que tenham ligação com o assunto tratado na sua página.
4. Estudar horários de postagem
Estudando seu público-alvo, você também terá dados de qual horário seus seguidores mais acessam e assim, pode programar seus posts para que entrem em um horário específico e alcancem um número maior de leitores.
5. Postar
Ufa! Agora sim você pode postar. A, só mais uma coisa, sempre revise o português antes de fazer sua postagem, nada pode ser pior do que um post mal escrito. Para facilitar a revisão, você poderá fazê-la no site flip.pt, que contém um ótimo corretor ortográfico para a língua portuguesa do Brasil.
Sobre o que falei…
Aqui dei exemplos de como trabalhar com marketing social media, usando o Facebook. Mas lembre-se, trabalhe sempre na mídia social adequada. Essas premissas valem para todas as mídias sociais, você deverá apenas encontrar a ferramenta adequada para obter os dados e analisar as métricas. Procure a mídia social em que seu público está e interaja com ele. Crie estratégias e linguagens diferentes para cada uma. Saiba: escolher a mídia social correta é meio caminho andado para o sucesso.
Saiba também que você necessita de um profissional para exercer este trabalho, aquilo que seu sobrinho faz não é marketing social media, é apenas um uso desgovernado e despreparado das redes sociais.
CONTEÚDO EXTRA
Proponho que assista o vídeo abaixo, Da inovação ao conteúdo: A importância das redes sociais para as empresas, com explanação de Martha Gabriel, consultora, pesquisadora e mestre em marketing digital.