Tenho uma amiga que precisava fazer uma reforma na casa, entre as coisas que queria fazer estava a retirada de uma pilastra, chamou o engenheiro e o mesmo lhe informou que não seria possível pois a retirada poderia comprometer a estrutura da casa levando a casa a até mesmo cair. Fim de papo. Não se falou mais em retirar a pilastra mas sim como fazer com que ela se adequasse melhor ao projeto inicial. Infelizmente na comunicação a lógica não é a mesma.
Muitas empresas entendem a comunicação como se estivessem em uma padaria:
– Olá, me veja 3 redes sociais, um adwords e acho que vou levar também facebook ads.
– Embrulha para viagem, senhor?
Culpa dos dois lados: culpa das empresas de comunicação que movidas pela concorrência cada vez mais acirradas aceitam essa prática e culpa também dos empresários que apesar de não terem a teoria e nem a experiência necessária para esse tipo de ação, insiste em tomar decisões que não fazem parte do seu dia a dia.
Mas o que é necessário entender para a comunicação: ela faz parte de um conjunto de ações que, casadas, deixam harmônica toda a estrutura de divulgação da empresa. Conheço muitas empresas que tem investido em comunicação em diferentes empresas e cada uma delas fala uma “língua”, a chance de dar certo é bem perto de zero.
Não podemos deixar de citar aqui também os empresários que acabam boicotando o próprio negócio por vaidade ou escolhas pessoais. Pessoas que não usam o verde ou o vermelho porque lembra o time que não torcem, pessoas que não gostam de ação X ou Y, mas não gostam porque Elas não gostam, e não porque a ação fere algum preceito da empresa ou ainda seria inócua.
Entender que a comunicação se difere e muito das padarias é um, talvez o mais importante, passo para o sucesso da comunicação empresarial de uma empresa.