Ok, eu sei que vou falar de um tema que você domina, certo? Espero que sim. A lista abaixo, as regras abaixo (não, não estou C*…ando regras) são coisas essenciais para você prestar atenção, se policiar totalmente, e nunca, jamais em tempo algum fazer em um reunião de trabalho. São erros comuns, que você pode não dar muita importância, mas são essenciais para a sua imagem ao final dela, afinal, a primeira impressão é a que fica.
1 – Bocejar em reunião.
Gente, por favor, primeiro, você dormir bem antes de qualquer dia de trabalho para que desta maneira você possa produzir mais. Bocejar em uma reunião sinaliza total desinteresse para o tema em questão, “diz” para a empresa que aquela é só mais uma reunião e ter sucesso ou não é indiferente para você.
2 – Postura corporal
Acreditem, mas algumas pessoas não conseguem manter a postura corporal em uma reunião de negócios, inclinam o corpo na mesa, ficam batendo a mão, sentem na própria perna na cadeira, não isso não é legal. A empresa não é tua amiga, você não está em casa e deve se manter como um visitante não intrusivo.
3 – História da minha vida
Se você tem a necessidade de contar a história da sua vida, escreva um livro. Você está lá para falar de negócios, mantenha-se preso a isso. Claro, alguns SEGUNDOS de amenidades ok, o jogo de futebol, o tempo ou até mesmo a política podem receber uma lapada, rápida, apenas para quebrar o gelo e nada mais. Mantenha-se no tempo. Lembre-se que as pessoas que o estão recebendo tem outros afazeres e quando mais tempo você levar, menos tempo ele terá para outras funções.
4 – Pi ri ri
Aqui vamos na primeira polêmica: você demorou eras para marcar a reunião, conseguiu a agenda e no dia… piriri. O que fazer? Cancelar. Sim, cancelar. Seja claro sem ser explícito: informe a empresa que você teve um problema de saúde de última hora e que precisará remarcar, sem dramas. As pessoas entenderão. Elas não entenderão, por mais que digam que sim, por mais que digam para você ficar tranquilo, essa é a imagem que restará de você: o cara que c*ou na primeira reunião. Acredite, pode parecer tolo, menor, mas não é. Isso faz diferença.
5 – Velho amigo
Um erro absolutamente comum, o receptor é simpático e de repente você já acha que é o melhor amigo dele, tapinhas nas costas, palavrões, troca de olhares. Como assim? Acorde, aqui é uma relação cliente fornecedor. Com o tempo, e muito tempo, você poderá ir adquirindo certa liberdade, mas isso está bem distante das primeiras reuniões.
6 – Atrasadinho
O trânsito está horrível? Sim. Mas, salvo a terra seja invadida por marcianos querendo guerra, o atraso por menor que seja, não é tolerado. Assim como no item 1, mostra falta de respeito pela empresa e pelo tempo que ela lhe cedeu. Portanto, arrume sua agenda para que tudo esteja encaixado, chegue com uma antecedência de 10 minutos, não mais, não menos.
7 – Ema, ema, ema…
Uma reunião de negócios, principalmente com novos clientes, não é o mesmo que divã de psicólogos. Não é o fórum para você reclamar da situação do país, falar sobre como outros clientes não estão pagando. Ema, ema, ema cada um com seus problemas. A relação comercial é simples: se há um produto, há um preço, se há um preço há os que podem e os que não podem pagar. Não tem como errar.
8 – O passado está morto
Não é pouco comum empresas falando mal de outras empresas em reuniões. Falar bem de outras empresas, normal e recomendável, falar mal, nunca, jamais. Mesmo que esta seja conhecida algoz do seu atual cliente e prospect. O pensamento é assim: Se este cara está falando mal da empresa agora, por que não falará mal da minha no futuro?
9 – Mute para que te quero
Quando você marca uma reunião, você separa para aquela empresa o tempo, o tempo pertence somente para ela. Então, não é local para você responder emails alheios ao objeto da reunião, não é local para você atender a sua esposa ou esposo que pede urgência na margarina para o café da tarde. Simplesmente desligue o celular, acredite, o mundo seguirá girando sem você. Caso esteja esperando uma ligação de vida ou morte, desmarque a reunião.
10 – Dress code
Não, aqui não tem uma receita de bolo. Há empresas que simplesmente vão te ignorar na ausência do terno e da gravata, há outras que não se importam, então a dica é: vista-se o melhor que puder dentro do seu próprio dress code. Não usa gravatas diariamente? Sem problemas! Capriche na camisa, mantenha o penteado em dia, banho em dia e seja feliz, tudo dará certo.
Essas são 10 regrinhas básicas, que todos deveriam saber instintivamente, alguns escorregam, por isso esse texto. Logo escreverei um texto ao contrário, coisas que não devemos fazer ao marcarmos uma reunIão com um futuro fornecedor. Até lá, aqui, tem uma prévia sobre isso.