O texto a seguir, já li em vários informativos de empresas e até em palestras de relações públicas que falavam sobre fidelidade do funcionário a empresa. Mas eu fico me perguntando, isso é fidelidade ou malandragem. Isso é RH ou esperteza?
segue….
Em uma cidade do interior havia um senhor que todos os dias, no fim da tarde, chegava-se ao único bar aberto para conversar com os amigos, todos tão matutos como ele. Lá pelas tantas entre a conversa da inflação, a vergonha do preço da saca de milho, o velho homem dava um jeitinho de falar sobre sua égua:
– eu tenho uma égua que é uma maravilha, ontem mesmo ganhou uma corrida de cavalos árabes. Não vendo minha égua de jeito nenhum.
No dia seguinte, novamente vinha ele falando da tal égua:
– mas vocês nem sabem… ontem a minha égua puxou sozinha 2 toneladas de semente, uma beleza, não vendo essa égua por nada!
Os dias foram passando e em todos eles, a égua é presença constante nas conversas do tal bar, tal foi a propaganda feita, que um dos homens mais ricos da cidade entusiasmou-se:
– Pois essa égua tem que ser minha, quanto o senhor quer pela égua
– Nada não senhor, essa égua eu não vendo por nada!
– Faça seu preço, eu preciso ter essa égua em minha fazenda.
– Já falei para o senhor que essa égua eu não vendo, já chegaram me oferecer R$ 10 mil e eu rejetei
– Pois eu ofereço 20 mil. Pronto, compro a sua égua por vinte mil.
– Não, não vendo! A minha égua é a melhor que tem por essa região.
– 30 mil!
– Bom, como eu vejo que o senhor quer muito essa égua, que o senhor não vai descansar até ter essa égua, lhe vendo por 30 mil.
Passado alguns dias, o velho encontra o fazendeiro que protesta:
– Aquela égua que o senhor me vendeu é a pior que eu já vi na vida, velha, teimosa, não faz nada direito, não tem força, deve ser o pior cavalo do mundo.
No que o velho respondeu:
– Se o senhor fala mal do que é seu, esse defeito eu não tenho! Defendo e faço propaganda de tudo o que é bom, se a égua não faz mais isso, já fez um dia. E outra… se o senhor continuar falando mal dela assim não vai conseguir vender para sua família viu?!
E então? Lealdade ou malandragem? Opinem!