Cultura européia

A prefeitura lançou uma campanha nos ônibus da cidade com o seguinte dizer: “Gentileza não encarece a tarifa”. A campanha exposta em um cartaz mostra algumas situações em que as pessoas podem ser gentis como respeitar o lugar reservado para grávidas e idosos, não estacionar em frente da catraca e outras ações que facilitam a vida dos usuários de ônibus.
Essa campanha demonstra que as coisas mudaram e muito em Curitiba, a cidade que era conhecida como a Capital Ecológica, não é mais tão verde quanto antes, que era conhecida como Capital Social teve os números de moradores de rua super expostos colocando a cidade frente a frente com seus problemas, a cidade que era conhecida como Capital Cultural tem o número de peças estreando cada vez diminuindo mais e agora a cidade que era conhecida como a “Europa Brasileira” devido ao sua qualidade de vida e a educação de sua população mostra os números de mortes que já é maior que Rio e São Paulo proporcionalmente e tem que fazer uma campanha pedindo a sua gente o mais básico dos preceitos: educação.
Da Curitiba que era modelo em gestão, transporte, ecologia e socialmente correta, resta hoje uma caricatura de cidade, a culpa? Com certeza do populismo que se instalou administração pós administração, da estúpida guerrinha entre prefeitura e palácio Iguaçu, mas principalmente a culpa é da população que se deixou corromper a cada dia e aceitou como correto práticas de civilizações antes criticadas pelos próprios curitibanos.

Compartilhe: