Diariamente fazemos várias apostas. Apostamos na roupa que escolhemos para o dia, no caminho que escolhemos para o trabalho ou nos cinco minutinhos a mais que para você não farão falta.
Algumas apostas são mais ousadas que outras, se você escolher uma camisa horrorosa ouvirá gozações mas a sua vida seguirá como dantes. Se você se atrasar para o trabalho levará uma bronca ou advertência e a sua vida seguirá como dantes. Agora há escolhas que mudam tudo o que você reconhece como normal a sua volta.
No amor e na vida profissional estas apostas são mais contundentes. No amor você pode apostar que traindo não será descoberto e mesmo que não seja a sua vida mudará, você mudará o seu conceito de “normal” ou viverá sobre a tensão de ser descoberto. Casar ou não casar? Separar ou não separar? Todas apostas!
No trabalho, as suas apostas além de mudarem a sua vida podem mudar a vida de várias pessoas, sua equipe, sua empresa e a imagem que as pessoas tem dela. Tive um chefe certa vez, que humildemente cito, Sérgio Ludtke (hoje editor da plataforma digital de uma grande revista), que era inquieto. Gostava de apostas e elas normalmente eram certeiras, demonstravam resultados.
Lembro que eu, um ignorante editor assistente, me questionava a aposta chamada “twitter” proposta por Sérgio. Não via utilidade naquela ferramenta, não entendia porque devia perder o meu tempo e de minha equipe com “aquilo”, que as pessoas na web eram ativas e não passivas para esperar que as notícias ou links viessem até elas, não preciso dizer que era uma aposta certeira. Na época troquei a incredulidade por cursos, me atualizei e hoje vejo com menos miopia as coisas ao meu redor.
A principal diferença entre apostas certeiras e apostas que “apostam” (com o perdão do trocadilho) na sorte é o embasamento delas. De manhã quando você vai escolher a camisa para o trabalho você se tem como base o seu gosto pessoal, os elogios ouvidos outrora ou a moda que lhe dá sustentação na escolha, a chance de você errar diminui sensivelmente.
No trabalho também é assim, as apostas devem responder ao lead, devem conter experiências pessoais acumuladas e principalmente devem ter o propósito para as quais nasceram. Quando o meu ex-chefe fazia as apostas editoriais dele, tinham no currículo sua experiência pessoal , pesquisas de tendências e o que não é ensinado nas academias, o feeling.
Hoje sou menos ignorante que naquela época e ainda muito ignorante para nossa época, mas procuro fazer apostas mais certeiras do que aquelas que contam com a ajuda divina para o seu sucesso.
Então, antes de empreender esforços em algo oculto ou sem histórico de sucesso, pense em como fazer e por que fazer…isso lhe poupará um tempo precioso, um desgaste desnecessário e um atalho atraente para o resultado final,e ainda assim lembre-se, apostas são apostas e dois resultados são possíveis: ganhar ou perder!