São 10h15 da manhã de quarta-feira, estou escrevendo o meu post como diariamente o faço. Nesse momento 6 diretores da Funasa em Curitiba estão sobre a mira de arcos e flechas na sede regional da entidade em Curitiba ao lado da biblioteca pública do Paraná.
E afinal o que eles querem? Querem a liberação de R$ 810 mil retidos em Brasília, querem um carro para cada aldeia indígena e querem aumento no repasse mensal para as aldeias. índios ? Sim índios!
Nós somos invasores em terras indígenas? Sim! Eles mantém a sua cultura? Não! Culpa nossa? Sim e não! Como diz a música do Legião Urbana “nos deram espelhos…” o mundo acabou mudando e começamos a entrar na sociedade hipócrita mais uma vez, ficamos chocados (e com toda razão) quando um bando de riquinhos colocaram fogo em um índio Pataxó e não tivemos nem 10% da comoção nacional quando índios passaram literalmente o facão contra um engenheiro da Eletrobrás.
Está na hora dos governos concentrarem esforços para uma política indígena que ou dentro de um prazo coloque todos na sociedade ou deixe-os na sua cultura com reservas e sem financiamento público, eles viveram séculos sem o governo, acredito que se quiserem ainda conseguem.
Em tempo: terminei o texto o dinheiro chegou e os funcionários foram liberados.