E o ano acabou. Sim, não há muito o que fazer, salvo algum país lembrar Roma e conquistar o mundo todo, derrubar o calendário gregoriano e começar o ano do zero novamente, já era. 2013 é oficialmente história. Particularmente foi um grande ano para mim. Tive vitórias pessoais e profissionais. Mas também um ano de mudança de conceitos. Talvez uma das crenças que eu mais tinha era: “se cada um cuidar da sua vida, o mundo seria melhor”. Não, não estaria e não está, exatamente por isso.
Em 2013 entendi que estamos cuidando demais da nossa vida e pensando cada vez menos na coletividade. Entendemos que é importante que tenhamos as melhores vagas, que consigamos os melhores produtos e as melhores mesas. Esquecemos que depois de nós, outros virão. Pessoas que provavelmente tenham os mesmos pensamentos egoístas.
Quando liderava um grupo de jovens da igreja católica, sim eu liderei um grupo de jovens da igreja católica, costumava dizer aos meus:
– Faça sua parte.
E acho até hoje que é o melhor ensinamento ou conselho que posso dar a alguém. Faça sua parte. Se as pessoas não são gentis. Não importa, faça a sua parte e seja gentil, mesmo com os que são grosseiros com você. Se as pessoas tem hábitos errados como jogar lixo nas ruas, furar fila, gritar, não importa. Faça a sua parte.
Abra mão das coisas. Pequenas derrotas são bem-vindas. Você não precisa ganhar todas as corridas, aliás, quem está em um corrida? Pense que se tudo mais der errado, você ainda será uma pessoa melhor. E não importa que ninguém mais faça a sua parte, realmente não importa. Você vai se sentir melhor.
E aqui não prometo que você não vai se irritar. Não prometo que as pessoas irão te compreender, e infelizmente não prometo que os outros irão “tirar” você por esse papel correto que você se prestar, vão. Mas e daí? No final das contas, você ainda é uma pessoa melhor.
E para terminar, se me permitem, sugiro acrescentar alguns itens a sua lista de metas de 2014, a primeira dica é: tenha uma lista de metas para 2014. Ela vai te orientar e motivar.
- Faça algo bom para alguém
- Faça algo bom para você
- Cometa um erro absurdo
- Lute para ter uma vitória memorável
- Cuide da sua saúde, faça exercícios
- Se atualize, leia, estude, faça cursos, ninguém pode fazer isso por você
- Convide mais amigos para ir a sua casa
- Peça para os amigos darem um tempo só para você.
- Faça uma dívida que te comprometa com o trabalho
- Trabalhe em algo que você ame fazer.
- Tenha uma discussão com alguém que você ama
- Se reconcilie com alguém que você ama
- Doe!
- Entenda que morrerá amanhã, não deixe arestas.
- Se importe menos com a opinião alheia.
- Se importe mais com a opinião de quem realmente importa
- Construa
- Destrua
- Mude
- Faça algo que nunca fez.
- Mantenha seus amigos
- Faça novos amigos
- Perdoe seus inimigos
- Esqueça a palavra inimigo
E por fim, ouça atentamente este conselho: VIVA, não tenha medo.
Podem ser regras bobas, você pode achar que é um bobo em seguir sua vida assim, mas o que somos nós senão grandes bobões na arena da vida?
Feliz 2014! Viva, viva bem.